Avançar para o conteúdo principal

Depressão... O papão....

"A depressão é uma chamada de atenção!"
"Isso é de quem não tem nada que fazer!"
"Isso é de pessoas fracas!"
"Manias da cabeça das pessoas!"
"Se tivessem o que fazer não tinha essas depressões!";

Infelizmente é assim que muita gente vê a depressão, mesmo aqueles que estão à beira duma!

Algumas destas frases foram ditas por mim... há muitos anos... 

Quando o médico me disse que eu estava com Uma, a minha resposta foi,
"Ó doutor eu não tenho tempo para essas coisas, isso é para as "tias" que não têm nada que fazer!!!",
claro que amarguei muito estas palavras, muito mesmo!!!

Não é segredo para ninguém que passei por uma depressão grave há 10 anos! Nem eu faço questão que seja segredo, pelo contrário!

Hoje, dia 10 de Outubro, faz 10 anos que a bolha rebentou.
O que me levou ao médico, podia-se ter confundido com uma intoxicação alimentar ou uma "virose", afinal tinha ido a uma festa de aniversário na véspera e de certeza que tinha sido alguma coisa que me caiu mal! Vómitos, diarreia, taquicardia, tremores, tonturas!... Andámos ainda uns dias a fazer análise e exames, suspeita de qualquer coisa cardíaca, mas felizmente o médico era competentíssimo, conhecia-me há vários anos e percebeu que os sintomas físicos eram a minha cabeça a desmoronar e a pedir ajuda...
Aqui ainda não tinha admitido que era algo não físico!
Aqui, já.....
No dia 29 de Outubro é que dei mesmo conta do que se estava a passar comigo e admiti para mim e para todos que tinha ido abaixo!

Coincidência, ou talvez não, este Blog foi iniciado cerca de um mês e pouco antes de me ter dado o "tilt". Já estava claramente com a depressão instalada, só ainda não tinha dado conta dela, mas a tristeza sem explicação (aqui...), o cansaço extremo, a impossibilidade em adormecer, a irritabilidade (aqui...), a desconfiança (aqui...), estavam todas lá. Só dei conta delas muitos meses depois quando comecei a ver as coisas em retrospectiva. Identifiquei muitas causas, e isso foi muito importante para o processo de cura.
Escrever, escrever, escrever! Foi quando senti mais necessidade de escrever, quer na fase aguda, quer na recuperação, passar para o papel o que não conseguia dizer. Escrever ajudava-me a pensar. Escrevi muito nesta altura, no blog e em privado, coisas que apaguei ou rasguei porque já estavam ditas e não precisavam de ser lidas.

Lidar com uma pessoa com depressão é muito difícil, mas ter depressão e lidar com os outros é um esforço sobre-humano.
Frases do tipo: "não penses mais nisso", "concentra-te nas coisas boas", "vê o lado positivo das coisas", são frases que eu gosto muito de usar em outras situações, mas que são a última coisa que uma pessoa na fase "negra" da depressão precisa de ouvir!
É quase como dizer a alguém que partiu a perna que se não pensar nisso ou imaginar que a perna não está partida, ela se cura espontaneamente! Não resulta pois não!
Eu acho que a depressão é como se tivéssemos a alma "partida", precisa de repouso, de medicação (dum médico competente que se preocupe), de não ser julgada por se ter partido, precisa de recolhimento! Não precisa de ser arrastada para o meio de festas ou de shopping's para se distrair! Precisa de mimo e de saber que os amigos e família estão lá, mas não precisa de ser obrigada a fazer sala e a fazer de conta que está normal quando só lhe apetece enfiar a cabeça na almofada e dormir!
Dormir, dormir, dormir! É o melhor remédio no início! Para mim foi!
Quando as forças desaparecem quase totalmente, o melhor é dormir. Sem força para fazer as coisas mais básicas... quando lavar os dentes se transforma numa tarefa hercúlea, aí vemos o poder surpreendente que a nossa mente tem sobre o nosso corpo!
Mas da mesma maneira que nos deita abaixo também é a nossa mente que tem o poder de nos trazer de volta! E quem manda na nossa mente somos nós! (mas isto eu ainda estou a aprender e descobri muito recentemente)(parece óbvio, mas a maioria de nós deixa-se controlar pelos pensamentos e emoções que estes geram em vez de ser ao contrário!).

A minha Depressão tem-me ajudado a detetar vários casos de depressão nos outros, que os próprios ainda não se deram conta! Alguns conseguiram mesmo tratamento antes da situação ficar descontrolada! 

Tenho usado o meu exemplo para fazer ver aos outros que é possível sair do fundo do poço!
Com tempo, disciplina, acompanhamento médico, medicação sempre certinha, e muita paciência. Muitos altos e baixos, muitos "começar de novo", mas não desistir.

Quando chegar a altura, demora mais ou menos tempo, conforme a pessoa, e conforme o grau da depressão, é altura de voltar à vida! 
É um trabalho muito individual. Cada um terá que reconstruir a sua nova vida, as suas novas rotinas, novos hábitos!
Rodear-se de pessoas que lhe façam bem, evitar pessoas e situações tóxicas, mesmo correndo o risco de parecer egoísta e de cortar laços de amizade com algumas pessoas.
Descobrir mecanismos de defesa, de fortalecimento, estratégias para lidar com as situações mais difíceis, etc, etc. 

É um reaprender a viver!
Porque se voltar à mesma vida que tinha, já sabe qual será o resultado....
E mesmo depois de estar bem, de vez em quando ela vai espreitar e bater à porta, é nosso dever detectar os avisos que o nosso corpo nos dá para dar conta dela antes que ela dê conta de nós!

Quando olhamos só para a sombra, viramos as costas à LUZ!
FOTO: Monica Canhoto (setembro 2013)
(nada disto é, nem pretende ser, um artigo científico, é tão somente uma partilha de experiência)

Gostei deste artigo

WHAT I WISH SOMEONE HAD SAID TO ME WHEN I FIRST GOT DEPRESSED


Obrigado a todos os que me acompanharam, me apoiaram, me entenderam!

(não tenho o hábito de "colar" tantos links para os meus textos do passado, mas achei que se aplicavam bem aqui!) (no separador ARQUIVAR pode ter-se acesso a todos os meus posts desde há 10 anos, é uma grande trabalheira, esqueçam lá isso!)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

De boca aberta...

Ontem foi dia de dentista. Três horas de boca escancarada! E pior... De boca aberta e sem poder falar!!! Apercebi-me realmente que não passo muito tempo calada. Estar com aqueles aparelhos todos na boca e não conseguir falar foi bastante esclarecedor da minha faceta verborreica, até me dava comichão na língua para falar. E depois, para que me fazem perguntas quando estou naqueles propósitos?! Só posso responder com a mão, porque nem a cabeça posso abanar, e tentar dizer sim ou não com a bocarra aberta não resulta, acreditem! Sai um "UUURRGGHH" igual, quer para o Sim, quer para o Não, e entra-me a saliva para a garganta e engasgo-me e sei lá mais o quê... Hoje estou caladinha, porque me custa imenso a falar com a boca toda dorida. E custa-me a comer e a rir... Amanhã estarei óptima. Adorei o atendimento. Super mimosas, as meninas! Muito profissionais mas muito queridas e atenciosas! Na Clínica Master Dental de Torres Vedras . Obrigada Mamã pelo patrocínio! D

Andar à Robocop...

A última vez que aqui escrevi estava doentinha ! Hoje também não estou grande espingarda... Umas dores nas costas de morrer! Cada inspiração mais profunda é o sentir de uma facada nas costas (literalmente)! Deitada dói, sentada dói, em pé dói... baahhh! Ando com emplastros nas costas (não é o leão...), saco de sementes na cervical, saco de agua quente na lombar, Voltaren, Adalgur.   A juntar a isto, Tonturas. Ora, não dá muito jeito desequilibrar-me quando tenho o equivalente a um porco espinho nas costas! Um porco espinho eléctrico! Porque parecem choques! Imagens: Google Ando do género dum Robocop efeminado! Ou seja é um andar muito, muito parvo!

Este ano vou ser feliz...

Hoje é o primeiro dia de 2024! E eu decidi que vou ser feliz neste novo ano! Claro que vão surgir desafios, coisas menos boas, merd@s do dia a dia que chateiam e que moem. Mas no meio disso tudo, vou fazer por me lembrar que decidi ser feliz.  Não quero ter só pequenos momentos de felicidade, como eu própria disse tantas vezes no passado, quero ser sempre feliz independentemente de ter momentos infelizes de vez em quando! Vou permitir-me momentos de infelicidade, tristeza, e sofrimento, aceitar que são inevitáveis, mas que não ditam a minha vida, nem o meu futuro! Durante anos achei que o estado de felicidade não existia. Existiam pequenos momentos de felicidade, dependentes do que me acontecia, do que fazia, das pessoas à minha volta. Ficava infeliz com o que os outros faziam, ou não, era tudo dependente de fora de mim. Está na altura de tomar as rédeas e a responsabilidade da minha felicidade. A vida é minha e o que os outros fazem ou não, tem muito a ver com o que eu faç